quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

1º ENESIAR É DESTAQUE NO SITE DA UBE


O 1º Encontro de Escritores Independentes de Araçatuba e região - ENESIAR, promovido pelo Núcleo da UBE, é destaque no site oficial da Instituição. Entrem lá e confiram:


www.ube.org.br

Nova Associada

Cecilia Maria Vidigal Ferreira é a mais nova associada da UBE e passa a integrar o Núcleo UBE Araçatuba e região a partir desta data.
Seja bem-vinda, Cecília.

História


Cecilia Maria Vidigal Ferreira, paulistana nascida em 13 de outubro de 1956, casada com Isoldino Alves Ferreira Junior, filha de Geraldo de Camargo Vidigal e Elsie Facó Vidigal, nascida na Cidade de São Paulo, licenciada em artes plásticas (Faculdade de Belas Artes do Estado de São Paulo), bacharel em Jornalismo (Unitoledo), pós-graduada em Comunicação e linguagem (Unitoledo), é residente em Araçatuba desde 1989.

Publicou os livros de poemas Instantâneos (Massao Ohno) e Vinhos (editora Nankin), foi premiada nas fases municipais e regionais do Mapa Cultural Paulista em junho de 1997 e 98 na categoria poemas. Ingressou na AAL (Academia Araçatubense de Letras)onde ocupa a cadeira de número 19 desde

novembro de 1998.

Coordena a unidade de estudos literários: Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras, colaborou com os livros "Outros Olhares" (Editora do Escritor) e "Nos Trilhos dos Centenários - Passageiros de Araçatuba" (coletânea de crônicas sobre moradores ilustres da cidade de Araçatuba); foi

coordenadora, revisora e editora dos livros: Estação Sala de Aula - Passageiros de Araçatuba (coletânea de crônicas sobre professores da cidade, com o qual também colaborou como escritora), "O Que Quase Ninguém Vê" (autor Beto Chade), e Contos Escolhidos (premiados no 23º Concurso Nacional de

Contos Cidade de Araçatuba).
Possui uma coluna mensal no jornal Folha da Região e colabora eventualmente com a coluna literária Soletrando no mesmo jornal,  tendo prefaciado e colaborado com orelha em diversas obras, publicou

eventualmente em outros veículos.

sábado, 18 de dezembro de 2010

DISCURSO DE POSSE DO NÚCLEO UBE ARAÇATUBA E REGIÃO



Bom dia nosso Presidente Nacional da União Brasileira de Escritores – UBE, escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho; bom dia ao nosso Secretário de Integração Nacional, Menalton Braff; bom dia ao senhor prefeito Aparecido Sério da Silva e demais autoridades presentes; bom dia a todos os escritores presentes; bom dia aos amantes da leitura literatura; bom dia a todos.
Gostaria de iniciar este meu discurso AGRADECENDO.
Primeiramente a Deus, por ter nos concedido vida e oportunidade de estar aqui, refletindo sobre leitura, sobre literatura, sobre a nossa própria condição humana. Afinal, como afirma Antonio Candido, no seu livro Direito a Literatura:
“Por isso a luta pelos direitos humanos pressupõe a consideração de tais problemas e chegando mais perto do tema (literatura), eu lembraria que são bens incompressíveis não os que asseguram sobrevivência física em níveis decentes, mas os que garantem a integridade espiritual. São incompressíveis certamente a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão etc.; e também o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura?”
Gostaria de agradecer também à instituição a que pertenço desde 2007, a mais antiga e das mais atuantes no Brasil, União Brasileira de Escritores – UBE, na pessoa de nosso Presidente, Joaquim Maria, e pelo convite para assumir o 1º Núcleo da UBE no estado de São Paulo, hoje já com seis espalhados por todo Brasil. Ao mesmo tempo, parabenizar a atual administração pela iniciativa de descentralizar as ações da UBE e estimular a atuação da Instituição, por meio de seus associados, nos vários cantos do Brasil, possibilitando-nos vez e voz, às várias nuanças de escritores, às particularidades de cada região do País etc.
Gostaria de agradecer às minhas parceiras, bandeirantes do Núcleo UBE em nossa região, as escritoras: Marilurdes Martins Campezi (Lula), Duxtei Vinhas Ítavo e Wanilda Maria Meira Costa Borghi, que aceitaram o convite e o desafio de implantarmos o Núcleo por estas terras e de dar vida às várias ações que sonhamos no campo da literatura e do livro, tendo este encontro como primeira delas.
Gostaria de agradecer aos parceiros deste evento, sem os quais não poderíamos realizá-lo: ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, por meio de seu gerente, Sr. Emmanuel Flores de Andrade; à Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária Profa. Beatriz Soares Nogueira; à Secretaria Municipal de Cultura, pelo apoio na divulgação; à Câmara Municipal de Araçatuba, na pessoa da vereadora Durvalina Gomes Garcia; à Academia Araçatubense de Letras, nesta mesa representada pelo acadêmico Francisco Antonio Ferreira Tito Damzao; ao jornal Folha da Região, em nome de Ana Elisa Lemos Senche e da editora-chefe, Maria Antonia Dario; ao Unicolégio Objetivo, em nome de seu Diretor Geral, meu amigo, Prof. Joaribes Juca Torquato; ao cartunista Walmir Orlandeli pela comunicação visual do encontro e criação da logomarca do Núcleo; à Livraria Educação e Cultura – MEC, por meio das parceiras Simone e Denise; à Gráfica Araçatubense, pelo material impresso do evento, em nome de Seu Ferreira; a todas as diretoras, professores e funcionários do Sistema Municipal de Ensino de Araçatuba, pelo engajamento; a todos os estudantes universitários presentes e a todos que contribuíram divulgando, estimulando, fazendo suas inscrições. Não gostaria de dizer nomes para não ser injusto com ninguém.
MUITO OBRIGADO A TODOS.

Falar em literatura e livro para mim é sempre um grande prazer. Se no princípio era o Verbo, isto é, a PALAVRA e se a PALAVRA se fez carne e habitou entre nós, somos carne da mesma carne, ou seja, somos PALAVRAS.
A literatura e livro fazem parte da minha vida, estão entranhados em mim. Levanto, trabalho, cochilo e durmo com as palavras orbitando em minha vida.
O curso de Letras foi escolhido de propósito, assim que saí do magistério. Lá tive oportunidade de me aprofundar em algo que há muito me seduzia, me fascinava, me fazia enxergar o mundo sob várias óticas (de escritores, de teóricos, de poetas, de pessoas simples do povo, como Patativa do Assaré e Cora Coralina).
Foi lá, também, que conheci figuras interessantíssimas, como o professor e poeta Tito Damazo, o querido Valdir Mendonça, a entusiasmada Ester Mian, entre outros. A pós-graduação em Literatura Infantil e o mestrado em Poesia contribuíram para que cada vez mais eu fosse cheio de boas palavras...
Ai palavras, ai palavras... que estranha potência, a vossa!
Foi nos corredores da Faculdade de Letras da Toledo que também conheci um certo professor de Literatura Portuguesa, com o qual acabei depois me apegando,  escritor de mão cheia e grande mentor da Academia Araçatubense de Letras, Célio Pinheiro.
As palavras que por muito tempo foram suas amigas e, com ele, ajudaram construir cabeças de tantos outros alunos no curso de Letras, hoje, o traem na memória, que virou flashs de lembrança. Entretanto, ele nunca as abandonou.
Gostaria de dedicar este encontro a ele.

EU SOU PALAVRAS...
Falo a partir de mim menos por vaidade e mais por verdade, já que é a pessoa que suponho conhecer melhor, portanto com mais condições de criticar, de validar ou não as ações.
E um garoto que só teve oportunidade de se aproximar dos livros aos 7, 8 anos de idade a partir de uma cartilha, “Caminho Suave”. Vejam que nem é um livro tão interessante assim.
Quero trazer meu exemplo aqui, aproveitando de tão seleto público – secretários municipais, vereadores, escritores, professores, estudantes, e comunidade em geral – para discutirmos e pensarmos literatura, leitura na sociedade como algo IMPRESCINDÍVEL para nossa formação, para nosso engajamento enquanto cidadãos, para manutenção de nossa saúde mental – a fantasia é necessária para o ser humano, entre outras coisas, porque o livra da loucura.
Quem pensa no livro, na literatura, na leitura como produto de alienação ou como “perfumaria”, pensa pequeno.

EU FUI SALVO PELA PALAVRA.
A vida toda morei em periferia e estudei em escola pública. Sempre tivemos, eu e minha família, privações em nossa vida material e financeira. Passamos duros bocados com o alimento singular sobre a mesa (e isso não é nenhuma metáfora), com uma chinela havaiana (no tempo em que havaiana era coisa de pobre) de uma cor em um pé e de outra noutro, com roupas apertadas feitas pelas mãos calejadas de minha mãe, numa velha máquina Singer.
O jeito que eu encontrava para respirar um pouco e sair, ainda que mentalmente, daquele contexto ruim era lendo.
Lia coisas de Monteiro Lobato, os textos de Júlio Verne, os romances de Machado, de José de Alencar, as novelas de Jorge Amado, muitos contos (meu gênero predileto) de Dalton Trevisan, Luiz Vilela, João Gilberto Nol... Poesia? Drummond, Mário Quintana, Manoel de Barros, o Bandeira, Maria Angela Alvim... E tudo isso me salvou.

AS PALAVRAS ME SALVARAM.
Como todo garoto de periferia, tive oportunidade de ir para o crime, para as drogas, para o conformismo (aliás, as letras me salvaram do inconformismo também: não é porque tinha aquela vida que estava fadado a morrer daquele jeito). Pelo contrário, cada vez que saía de um livro (e até hoje é assim) percebia que podia ser diferente, que podia fazer diferente, que podia pensar diferente.
LITERATURA, leitura não são coisas para poucos iluminados, privilegiados, não. Ela é para quem a quer. Não faz distinção se é preto, se é branco, se é azul ou colorido; se tem grana ou se é um durango kid, se homem ou mulher, se jovem ou criança, não importa. ELA ACOLHE A TODOS.
É por isso que cada um que está aqui é importante. Não importa se é escritor conceituado ou anônimo, se escreve em papel ou na internet, se é professor, diretor ou agente de serviços gerais... vocês não estão fazendo VOLUME aqui. Cada um que aqui está é importante. Cada um que está aqui pode fazer a diferença utilizando-se da LEITURA E DA LITERATURA em suas vidas e na vida de cada um que está à sua volta.
Aí me perguntaram: Por que INDEPENDENTES? Ora, e não somos não?
Não somos nós que corremos para lá e para cá para poder publicar? Depois não somos nós que ou corremos atrás de um patrocínio ou tiramos dinheiro do bolso para pagar um coquetelzinho com vinho de segunda classe e salgadinhos frios para a noite do lançamento? Não somos nós que de porta em porta batemos para que este ou aquele amigo (e às vezes até inimigo) venha nos prestigiar e comprar nosso livro?
Não somos nós que, com o dinheiro do nosso bolso, ficamos para baixo e para cima lançando livro, participando de eventos de literatura, de leitura etc?
Agora, é lógico que a dependência institucional e das parcerias todos nós temos. Não somos uma ilha, precisamos uns dos outros. TODOS nós estamos ligados a um “cordão umbilical” do universo, dependentes de alguma coisa, que a gente nem sabe explicar, para continuarmos vivos.
Então? Não somos INDEPENDENTES?

SOMOS DEPENDENTES, também, já que cabe a cada um de nós estimular a leitura. A LEITURA E A LITERATURA são de responsabilidade de TODOS.
Se estão presentes aqui representações das mais diferentes esferas sociais é porque entendemos a leitura e a literatura como um bem inalienável de todos nós. E aí, como iremos fazer aqui nesta manhã, cada um pensar como pode atuar para que isso aconteça: O LEGISLATIVO: De que forma pode pensar em leis ou indicações de leis e projetos para privilegiar a presença do livro e da literatura nos municípios de nossa região, no estímulo e apoio ao escritor? O EXECUTIVO: O que pode fazer para que o maior número de pessoas (crianças, jovens e adultos) possa ler? Acesso gratuito à internet? bilbiotecas públicas nos bairros e em todas as escolas? projetos nas praças aos finais de semana? O que pode ser feito? A SOCIEDADE CIVIL: Como se mobilizar para provocar a leitura dentro de cada residência, em cada bairro com bibliotecas comunitárias, com saraus de poesia etc? AS ASSOCIAÇÕES LIGADAS AO LIVRO E À LITERATURA: Organizando concursos? ministrando oficinas de leitura e de criação literária junto à comunidade? distribuindo livros? promovendo encontros, debates, palestras, mesas de discussão, chats temáticos? aproximando as pessoas do livro? do computador? etc.
TODOS nós PODEMOS FAZER alguma coisa. TODOS nós SOMOS BENEFICIADOS quando fazemos alguma coisa. Mas todo esforço exige energia, disposição, sair do lugar. Com isso, o cansaço vem, o desgaste também, mas vem também a alegria de ver pessoas envolvidas com cultura, com arte, com leitura, com literatura e longe de tantas outras coisas que corroem a sociedade como um câncer.
Estamos muito felizes, eu e minhas parceiras Lula, Duxtei e Wanilda, com a instalação da UBE em nossa região. Mas, ao mesmo tempo, imbuídos de forte responsabilidade por levar adiante o trabalho sério e significativo de tão importante e conceituada Instituição que é a União Brasileira de Escritores. O legado deixado por escritores como Mário de Andrade, Sérgio Milliet, Paulo Duarte, Afonso Schmidt, Fábio Lucas e, atualmente, pelos confrades Lygia Fagundes Telles, Frei Beto, Lia Luft, Antonio Candido, entre tantos outros precisa ser extensivo em nossa região, e isto não é tarefa fácil, mas estamos dispostos a cumpri-la.
Gostaria de encerrar a minha fala raptando um verso de Drummond no poema Infância:
"E eu nem sabia que a minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé!"

SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO PRIMEIRO ENCONTRO DE ESCRITORES INDEPENDENTES DE ARAÇATUBA E REGIÃO.

O PÚBLICO PRESTIGIOU O ENESIAR EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO




O público de Araçatuba e região prestigiou o 1º Encontro de Escritores de Araçatuba e Região – ENESIAR, ocorrido na manhã chuvosa de sábado do dia 18 de dezembro de 2010 e promovido pelo Núcleo da União Brasileira de Escritores – UBE Araçatuba e Região.
Na plateia estavam diferentes representantes da sociedade: escritores, jornalistas, blogueiros, diretoras de escola, coordenadoras pedagógicas, estudantes universitários, e comunidade em geral de mais de dez municípios da região de Araçatuba.
Como convidados de honra estavam os escritores Joaquim Maria Botelho, Presidente Nacional da UBE, e o Diretor de Integração Nacional, escritor Menalton Braff, que também lançou o romance “Bolero de Ravel”, Editora Global.
Para o Presidente da União Brasileira de Escritores, Joaquim Maria Botelho, a abertura do Núcleo na região de Araçatuba é motivo de grande alegria.


“Estamos certos de que o Núcleo da UBE na região de Araçatuba trará uma grande contribuição no campo da literatura e da formação de leitores. Precisamos de gente nova, de sangue novo para fazer com que as ações de nossa Instituição penetrem na sociedade. Nesse sentido cremos que o Núcleo atende às nossas expectativas. Começa aqui uma forte história da UBE com a região noroeste paulista”, finalizou.

Já para o Coordenador do Núcleo UBE Araçatuba e Região, o escritor Antonio Luceni, a implantação do Núcleo, além de alegria, traz também uma forte responsabilidade: a de dar continuidade ao trabalho realizado pela UBE nacional há mais de 50 anos.


“Estamos muito felizes, eu e minhas parceiras Lula, Duxtei e Wanilda, com a instalação da UBE em nossa região. Mas ao mesmo tempo, imbuídos de forte responsabilidade por levar adiante o trabalho sério e significativo de tão importante e conceituada instituição que é a União Brasileira de Escritores. O legado deixado por escritores como Mário de Andrade, Sérgio Milliet Paulo Duarte, Afonso Schmidt, Fábio Lucas e, atualmente, pelos confrades Lygia Fagundes Telles, Frei Beto, Lia Luft, Antonio Candido, entre tantos outros precisa ser extensivo em nossa região, e isto não é tarefa fácil, mas estamos dispostos a cumpri-la”, enfatiza o escritor.

Pela relevância da Instituição e sensibilidade das autoridades locais para com o Encontro, não faltaram personalidades de destaque na cidade. Entre as quais o prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva.







“Araçatuba recebe a partir de hoje mais uma forte colaboradora no incentivo e divulgação do livro, da literatura e da leitura: a União Brasileira de Escritores. Estamos certos de que a atuação da UBE, por meio de seu Núcleo, será das mais promissoras em nossa cidade e região e somará esforços, sem dúvida alguma, para nos ajudar a construir uma cidade leitora. Sejam muito bem-vindos e contem conosco para o que precisarem”, destacou o prefeito.

O legislativo municipal foi representado por meio da Vereadora Durvalina Garcia que destacou o papel dos vereadores na criação e indicação de projetos e leis de incentivo ao escritor e ao livro.




“Nós já temos em nossa cidade (Araçatuba), uma lei que beneficia as gráficas na compra de papel, com dedução de impostos. Mas isso é pouco, precisamos beneficiar toda cadeia produtiva do livro, desde sua concepção até a sua publicação e distribuição. Para isso, nos comprometemos, na Câmara, e já estamos fazendo isso, em sondar leis existentes em outros municípios e até em esferas superiores à nossa, de forma a trazer essas experiências para nossa cidade e região. A UBE pode contar conosco para aquilo que pudermos realizar e que estiver ao alcance do legislativo”, comprometeu-se a vereadora.

Grande parceiro do Encontro desde o início, o jornal Folha da Região marcou presença em um dos momentos dos trabalhos, por meio da Gráfica e Editora Somos, em que o publicitário Flávio Borges expõe para o público presente os caminhos para a publicação de um livro, desde sua chegada à Editora até sua distribuição. Em seguida, o escritor Arnon Gomes, expôs um pouco de seu processo de criação. Por último, foram mostrados alguns dos livros publicados pela Editora Somos/Folha da Região. Na imagem abaixo, da esquerda para direita: Arnon Gomes, Antonio Luceni e Flávio Borges.




Para a Editora-Chefe do jornal, Maria Antonia Dario, é muito bom ter a UBE em nossa região.


“A Folha da Região tem o compromisso de qualidade com a informação e com a palavra escrita. Por essa razão, sentimo-nos duplamente honrados na parceria que fizemos com o Núcleo UBE Araçatuba e Região desde o começo, pois acreditamos que é com ações sérias e voltadas para formação de leitores competentes e críticos que podemos formar uma sociedade mais justa e fraterna. Tanto a Folha quanto a UBE têm por meta formar esse cidadão. Não poderíamos ficar de fora desse momento singular na história de nossa região”, destacou.

E também deu uma notícia que pegou todos os presentes de surpresa.

“Gostaríamos de presentear o Núcleo UBE Araçatuba e Região e todos seus associados, com um espaço permanente no Caderno Vida, numa coluna semanal, para que publiquem seus textos, sob coordenação do Antonio Luceni”.

O Presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho fez questão de se levantar e abraçar a representante da Folha, como forma de gratidão pelo gesto na cessão do espaço no jornal.

Por último, a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Cardoso Soares, representante da Secretária Beatriz Soares Nogueira, marcou presença no Encontro.


“Essa administração municipal tem uma forte preocupação pelo livro e pela leitura. Exemplo disso foi a distribuição gratuita de livros para todas as quinze mil crianças de nosso Sistema Municipal de Ensino. A presença da UBE em nosso município e região só vem contribuir com nosso desejo de formar uma sociedade leitora. O Antonio Luceni é nosso parceiro e responsável na Rede pelos projetos de Leitura. Temos certeza de que todo o dinamismo e profissionalismo que ele exerce em nossas escolas será extensivo, agora, em sua atuação junto ao Núcleo Regional da UBE”.

Na mesma ocasião foi dada posse aos membros fundadores do Núcleo UBE Araçatuba e região.


Na imagem acima, da esquerda para direita, Antonio Luceni (Coordenador do Núcleo), Joaquim Maria Botelho (Presidente Nacional da UBE), Menalton Braff (Diretor de Integração Nacional), Wanilda Maria Meira Costa Borghi, Marilurdes Martins Campezi (Lula) e Duxtei Vinhas Ítavo, responsáveis pelo Núcleo.


Houve, ainda, uma mesa de discussão com o seguinte tema: "A leitura, a literatura e o livro: diferentes suportes de publicação e políticas públicas - executivo e legislativo", composta pelos seguintes membros: (da esquerda para direita): Duxtei Vinhas Ítavo (UBE), Hélio Consolaro (executivo), Durvalina Garcia (legislativo), Arnon Gomes (Folha da Região), Antonio Luceni (UBE), Flávio Borges (Editora Somos) e José Marcos Taveira (Cia. dos Blogueiros).



 A manhã foi curta para uma programação tão rica nas áreas da literatura, da leitura e do livro.



Gostaríamos de agradecer vivamente todos que se empenharam para que o Encontro tivesse o sucesso que teve e, ao mesmo tempo, convidar os escritores interessados em se filiarem à União Nacional de Escritores – UBE que o façam por meio do site: ww.ube.org.br, e contribuam e se engajem nas ações do Núcleo UBE Araçatuba e Região.

Obrigado ao Presidente, Joaquim Maria Botelho, e ao Diretor de Integração Nacional, Menalton Braff, pela doação de seu tempo e agenda, no lançamento do Núcleo UBE em nossa região.







FILIE-SE À UBE: www.ube.org.br. VAMOS, JUNTOS, CONSTRUIR UMA REGIÃO LEITORA.

PRESIDENTE NACIONAL DA UBE É ENTREVISTADO PELA FOLHA DA REGIÃO


Entrevista publicada no dia 18/12/10 - Caderno Vida

ENTREVISTA CONCEDIDA PARA O PROGRAMA CIDADE ABERTA EM 13/12/2010

FOLHA DA REGIÃO APOIA ENCONTRO DE ESCRITORES


MATÉRIA PUBLICADA NO CADERNO VIDA EM 10/12/2010

INSCRITOS PARA O PRIMEIRO ENCONTRO

1. Antonio Luceni dos Santos - Araçatuba/SP
2. Joaquim Maria Botelho - São Paulo/SP
3. Menalton Braff - Ribeirão Preto/SP
4. Aguinaldo Gonçalves - São José do Rio Preto/SP
5. Marilurdes Martins Campezi - Araçatuba/SP
6. Wanilda Costa Borghi - Araçatuba/SP
7. Duxtei Vinhas Ítavo - Araçatuba/SP
8. Emanuela Zambon - Araçatuba/SP
9. Rodrigo Ferreira Severino - Araçatuba/SP
10. Beatriz Soares Nogueira - Araçatuba/SP
11. Durvalina Gomes da Silva Garcia - Araçatuba/SP
12. José Hamilton da Costa Brito - Araçatuba/SP
13. Janete Lima Cavalcante - Nova Iguaçu/RJ
14. Luana Clinéia Isidoro Leite - Araçatuba/SP
15. Patrícia Barcellos Anhê - Araçatuba/SP
16. Marianice Paupitz Nucera - Araçatuba/SP
17. Antenor Rosalino - Araçatuba/SP
18. Sylvia Ramos Seny Feitosa - Araçatuba/SP
19. Patrícia Bracale - Araçatuba/SP
20. Beatriz Ferreira do Nascimento - Araraquara/SP
21. Ana de Almeida dos Santos Zaher - Araçatuba/SP
22. José Marcos Taveira - Araçatuba/SP
23. Eliane Marcolino da Silva - Araçatuba/SP
24. Vinicius Laureto de Oliveira - Araçatuba/SP
25. Patrícia dos Santos Borejo - Araçatuba/SP
26. Rita de Cássia Lovoyer - Araçatuba/SP
27. Elaine Cristina de Alencar - Araçatuba/SP
28. André Luís Bernardes Gonçalves - Araçatuba/SP
29. Marister Vasques Falleiros - Araçatuba/SP
30. Roberta Caetano da Silveira - Araçatuba/SP
31. Hélio Consolaro - Araçatuba/SP
32. Emília Goulart dos Santos - Araçatuba/SP
33. Eduardo Moreira - Araçatuba/SP
34. Rafael Batista - Araçatuba/SP
35. Clarisse Scandarolli - Araçatuba/SP
36. Nandara Sakamoto - Araçatuba/SP
37. João Sidnei Candido - Birigui/SP
38. Flávio Luiz Mestriner Leonetti - Guararapes/SP
39. Lídia Mônica Soares Fornari - Araçatuba/SP
40. Cilene Cristiane Biagi Caccitori - Araçatuba/SP
41. Rita de Cássia Sitta Silva - Araçatuba/SP
42. Andréa Della Celtta G. Okajima - Araçatuba/SP
43. Léa Cristina Pereira da Trindade Marques - Araçatuba/SP
44. Aline Cirilo - Araçatuba/SP
45. Aline Loverdi - Araçatuba/SP
46. Bruna Brandino - Araçatuba/SP
47. Elisângela Valéria Ferreira - Araçatuba/SP
48. Gabriela Utino Castilho - Araçatuba/SP
49. Nayara Cavalcante Andrelini - Araçatuba/SP
50. Renata Furlan Schwaz - Araçatuba/SP
51. Bruna Batista - São José do Rio Preto/SP
52. Yara Pedro de Carvalho - Araçatuba/SP
53. Edna Flor - Araçatuba/SP
54. Cecília Maria Vidigal Ferreira - Araçatuba/SP
55. Rose Marli César Faria - Araçatuba/SP
56. Rafaela Cândido - Araçatuba/SP
57. Simone Leite Gava - Araçatuba/SP
58. Maria Rosa Dias - Araçatuba/SP
59. Ribeiro Tenguna - Araçatuba/SP
60. Francisco Antonio Ferreira Tito Damazo - Araçatuba/SP
61. Clélia Cristina Ingrato Baggio - Araçatuba/SP
62. Fernanda Hernandes Quaggio - Araçatuba/SP
63. Anita Yoko Minatogawa - Araçatuba/SP
64. Carla Janete Fernandes Olsen - Araçatuba/SP
65. Ana Lúcia de Oliveira Ribeiro - Araçatuba/SP
66. Sandra Rosa da Silva Novais - Araçatuba/SP
67. Cláudia Colli - Araçatuba/SP
68. Maria Lúcia Terra - Araçatuba/SP
69. Marina Carvalho da Silva Gracino - Araçatuba/SP
70. Lívia Jacob Veiga - Araçatuba/SP
71. Marizete Ferreira Jacob - Araçatuba/SP
72. Juan Lima de Santana - Araçatuba/SP
73. Célia Villela - Araçatuba/SP
74. Nara Leda Franco - Araçatuba/SP
75. Hamilton Gonçalves Júnior - Araçatuba/SP
76. Heitor Gomes - Araçatuba/SP
77. Ághata Urzedo - Araçatuba/SP
78. Patrícia Soares Cardoso - Araçatuba/SP
79. Alice Bollelli - Araçatuba/SP
80. Gisely Ribeiro Maciel - Araçatuba/SP
81. Simone M. Caravante da Silva - Araçatuba/SP
82. Marisa Rodrigues P. Silva - Araçatuba/SP
83. Priscila Sales Rodrigues - Araçatuba/SP
84. Ariane B. Orlandino - Araçatuba/SP
85.  Giovana B. de Araújo - Araçatuba/SP
86.  Flávio Borges - Araçatuba/SP
87. Aline Simone Barboza de Oliveira - Araçatuba/SP
88. Pedro César Alves - Araçatuba/SP
89. Cláudia Simone Brenha Simões - Araçatuba/SP
90. Ieda Carla Benante Sabioni Pazian - Araçatuba/SP
91. Rafael José da Silva - Araçatuba/SP
92. Patrícia Cristina Cacure - Araçatuba/SP
93. Simone Alvarenga - Araçatuba/SP
94. Simone Aparecida Costa - Araçatuba/SP
95. Anselmo João Piratelli - Araçatuba/SP
96. Isaltina de Melo Ludolf - Araçatuba/SP
97. Clarice Aparecida Fabrício - Araçatuba/SP
98. Silvana de Souza e Souza - Araçatuba/SP
99. Marisa Aparecida Mattos - Araçatuba/SP
100. Cláudia Gomes de Oliveira - Araçatuba/SP
101. Márcia Cristina Lia Neiva Ribeiro - Araçatuba/SP
102. Vanessa Cristina Bárbara Carvalho - Araçatuba/SP
103. Ilda dos Anjos Pessoa Dias - Araçatuba/SP
104. Sueli Guimarães de Queiroz - Araçatuba/SP
105. Marilene R. S. Diniz Garcia - Araçatuba/SP
106. Cristiane Magalhães Bissaco - Araçatuba/SP
107. Márcia dos Santos Marques - Araçatuba/SP
108. Sueli Aparecida Belinelo Bernardes - Araçatuba/SP
109. Maria Angelina de A. Oliveira - Araçatuba/SP
110. Maria Aparecida de Godoy Baracat - Araçatuba/SP
111. Cláudia Regina Meconi de Barros - Araçatuba/SP
112. Nilma Rodrigues Barbosa - Araçatuba/SP
113. Marlene Gomes Jardim Coelho - Araçatuba/SP
114. Ana Lúcia Barreto de Carvalho - Araçatuba/SP
115. Maísa Cristina dos Reis Souza - Araçatuba/SP
116. Kelly Cristine da Silva Oliveira - Araçatuba/SP
117. Aline Simone Barbosa de Oliveira - Araçatuba/SP
118. Eloísa Regina Batista Gabas - Araçatuba/SP
119. Maria Cristina Silva Martinez - Araçatuba/SP
120. Suélen Gonçalves Bento - Araçatuba/SP
121. Teresinha J. B. Martins - Araçatuba/SP
122. Abigail Miranda Batista - Araçatuba/SP
123. Rosa Hissami Makinodan Kimura - Araçatuba/SP
124. Regiane Pereira Lima - Araçatuba/SP
125. Telma Eulina de Oliveira Rosa Dornellas - Araçatuba/SP
126. Teresa Maria Gonfiantini Masarini - Araçatuba/SP
127. Patrícia Russi Oliveira - Araçatuba/SP
128. Sirlei Cardoso - Araçatuba/SP
129. Gisele Corrêa de Lima - Araçatuba/SP
130. Mariane Martinez Ferreira - Araçatuba/SP
131. Renata Rodrigues dos Santos - Araçatuba/SP
132. Maria Fátima do Nascimento - Araçatuba/SP
133. Evaristo Liberto Nascimento Leiva - Araçatuba/SP
134. Patrícia Silva Araújo - Araçatuba/SP
135. Aline Simone Barboza - Araçatuba/SP
136. Gisele Ábrego de Carvalho - Araçatuba/SP
137. Elenice Goes da Silva - Araçatuba/SP
138. Maria Helena Ferreira - Araçatuba/SP
139. Liliane Custódio Grupo Coelho - Araçatuba/SP
140. Neusa Maria dos Santos - Araçatuba/SP
141. Rejane Rosa de Amorim - Araçatuba/SP
142. Carlinda Alves de Oliveira - Araçatuba/SP
143. Marilda Cristina Zucon Cabrerino - Araçatuba/SP
144. Jordeno Zaneli Junior - Buritama/SP
145. Ronaldo Werneck Gonçalves - Araçatuba/SP
146. Marli Nerti Martins - Araçatuba/SP
147. Alana Esgalha de Flávis Calças - Araçatuba/SP
148. Maria Fernanda Lemos Cardoso de Oliveira - Araçatuba/SP
149. Rosa Meire Sanches Guerrero - Araçatuba/SP
150. Andrelisa Schumaker - Araçatuba/SP
151. Célia Regina Alves da Silva - Araçatuba/SP
152. Cynthia Mazzi de Souza - Araçatuba/SP
153. Renata Boatto - Birigui/SP
154. Rogério de Andrade Pires - Birigui/SP
155. Patrícia Soares Cardoso - Araçatuba/SP
156. Lourival Amilton Launtenschlager - Araçatuba/SP
157. Lucimara Braguin da Silva - Araçatuba/SP
158. Arnon Gomes - Araçatuba/SP
159. Eliane Cristina da Silva - Araçatuba/SP
160. Nilton Silvandir Bandeca - Araçatuba/SP
161. Bárbara Bedran - Araçatuba/SP
162. Angelo Cardoso - Araçatuba/SP
163. Silvana Anhê L. Arruda - Araçatuba/SP
164. Anna Carolina A. Betine - Araçatuba/SP
165. Gilda A. da Trindade Pereira - Araçatuba/SP
166. Albertino de Lima - Araçatuba/SP
167. Armando Eurico de Queiroz - Araçatuba/SP
168. Renato Gomes dos Reis - Birigui/SP
169. Maria Antonia Dario - Araçatuba/SP
170. Daisy Mary M. Benício - Araçatuba/SP
171. Flávio Zani Gonçalves - Araçatuba/SP
172. Francisco Luvican dos Santos - Araçatuba/SP
173. Maria Pinheiro dos Santos - Araçatuba/SP
174. Aparecido Sério da Silva - Araçatuba/SP
175. Yago Monteiro - Araçatuba/SP
176. Bittencourt - Araçatuba/SP
177. Simone Andreotti Dornellas - Araçatuba/SP
178. Marisa Droguett Farias - Araçatuba/SP
179. Andreza Carubeli Sapata - Araçatuba/SP
180. Fernando Sávio - Araçatuba/SP
181. Cícero Alves dos Santos - Araçatuba/SP
182. Francisco Lúcio dos Santos - Araçatuba/SP
183. Jane Maria Ferreira da Silva - São Paulo/SP