terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CONTO PORQUE SEI E SEI PORQUE LI

Duxtei Vinhas Ítavo

Adoro contar histórias. Não importa se verdadeiras, imaginárias, já ouvidas, vistas ou lidas. Importa sim é repassar a magia que nos enche a alma, a vertigem de viver aventuras mentais, a aventura de visitar lugares longínquos reais ou irreais, ter contato com outros povos e culturas.

Quando conto histórias, seja para crianças ou adultos, percebo o interesse em saber mais, acompanho os movimentos corporais que denunciam a avidez pelos fatos, reconheço brilho nos olhos que manifestam prazer e alegria.

Conto porque sei, sei porque li. Conto histórias há muito tempo e para isso fui me preparando com a vida: prestando atenção no que me contavam, no que via, mas principalmente no que lia. Li muito. Li de tudo: história da humanidade, contos de fadas, fatos da vida real, ficção, romances, histórias bíblicas.

Com a minha experiência de vida, e olha que já sou sexagenária, sou “Sexi...ssagenária”. O que é ter sessenta anos? É ter vivido seis décadas. É ter participado de partes de dois séculos. É ter presenciado a evolução tecnológica e as grandes descobertas do homem a partir da segunda metade do século XX. É ter vivenciado a chegada do homem à lua, fato que, muitos ainda não acreditam. É ter ouvido músicas maravilhosas e ter assistido aos melhores filmes já rodados. É ter convivido com os grandes atletas de todos os tempos nas várias modalidades de esporte. É ter sido governada por vários líderes. É ter sido dirigida religiosamente por vários papas. É ter lido livros maravilhosos e insubstituíveis.

Ter vivido tudo isso e lido o que já li, deu-me bagagem para contar todas essas histórias que conto. A leitura foi essencial em minha vida, principalmente para minha carreira profissional: professora de história. Como foi importante ler vários autores, várias opiniões, várias teorias. Deu-me condições de escolha para traçar as minhas próprias opiniões, para ensinar o que acredito, para colaborar na formação da personalidade dos meus alunos.

A leitura, seja em que ramo for, é imprescindível. Ela nos abre os olhos para um mundo novo, ferece-nos novas perspectivas de vida. Através dos livros podemos conhecer novos povos, novas culturas, novos lugares. Um mundo novo. Os livros nos levam para um mundo mágico, podendo ser real ou imaginário.

As crianças e jovens precisam ser incentivados a ter o gosto pela leitura. Podemos seguir alguns passos para alcançarmos tal objetivo. Entre eles: ter sempre um livro à mão para que jovens e crianças nos vejam lendo, através dos exemplos é que educamos; termos prazer em ler e contar histórias para todos; dar livros de presentes para os mais pequeninos e grandalhões; termos um lugar em nossa casa onde é possível encontrar vários livros e, que eles estejam em fácil acesso; deixar as crianças manusearem livros desde a mais tenra idade. Se seguirmos esses, entre outros passos, será possível fazer com que as crianças e jovens de nosso convívio tenham mais facilidade no gosto pela leitura, e nós mesmos leremos mais.

Que 2011 seja um ano de grandes realizações para todos nós e, principalmente, de muitas leituras e contação de histórias.

Duxtei Vinhas Ítavo é artista plástica e escritora, membro da União Brasileira de Escritores e da Academia de Letras, Ciências e Artes de Letras da AFPESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário