segunda-feira, 25 de abril de 2011

O SOL DA MELHOR IDADE

Duxtei Vinhas Ítavo

A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. No Brasil, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. As pessoas também são chamadas de idosos. Com a chegada da terceira idade, alguns problemas de saúde passam a ser mais frequentes e, outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer. A osteoporose e o Mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase. As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos.

O envelhecimento é uma preocupação constante do homem em todos os tempos. Em nossa sociedade o homem rejeita o envelhecimento, não se conformando com a sua evidência. A terceira idade desperta sentimentos negativos como a piedade, o medo e o constrangimento.

A imortalidade e a eterna juventude são sonhos míticos do homem. A eterna juventude está sempre relacionada com a felicidade plena. A procura da fonte da juventude é assunto dos mais antigos escritos. A mitologia está repleta de seres imortais e a Bíblia cita com frequência seres de grande longevidade.

Em muitos lugares, principalmente nas cidades do interior do Brasil, a juventude, sem generalizar, considera velhas as pessoas acima de 60 anos. Muitos os chamam de “velhinhos”, “vovozinha”, “tiozinho”. Essa prática, com ranço de preconceito, acredito, tende a acabar, pois os idosos já deixaram, há tempos, a prática de ficarem só sentados, fazendo tricô ou crochê ou jogando dominó e baralho. Apesar dessas atividades serem benéficas para o cérebro.

Em nossa cidade existe um grupo de pessoas participantes da terceira idade que parece ter encontrado a “fonte da juventude”. Essas pessoas, as “vovozinhas”, os “tiozinhos”, dançam, correm, nadam, praticam uma grande variedade de esportes, participando de competições por várias cidades do estado de São Paulo, levando e honrando o nome de Araçatuba.

Nos próximos meses terão início os JORI, Jogos Regionais do Idoso, que serão realizados em várias cidades do nosso estado. Participaremos nos primeiros dias do mês de junho próximo, na cidade de Votuporanga. Muitos atletas estarão competindo nas diversas modalidades que fazem parte dos JORI. Neste ano teremos atletas que estarão iniciando sua participação em competições, entre ele o “Seu Manoel Ângelo”, de 81 anos e “Dona Conceição Vinhas” de 84 anos, representarão Araçatuba na corrida de 600 metros. Os dois atletas citados, com certeza, “correrão” como maratonistas impecáveis.

Aristóteles (filósofo grego) e Galeno (médico grego, 129-199 AD ) acreditavam que cada pessoa nascia com certa quantidade de calor interno que iria se dissipando com o passar dos anos, considerando então a terceira idade o período final desta dissipação de calor. Aristóteles (384-322 a.C., o mais influente filósofo do pensamento do mundo ocidental) sugeria o desenvolvimento de métodos que evitassem a perda de calor, o que prolongaria a vida, dando certo cunho científico ao problema.

As pessoas da terceira idade que praticam atividades físicas, esportes, leem têm um “sol” ainda bem quente dentro da alma, irradiando calor aos que vivem próximos. Ainda estamos quentes, nossa alma tem luz brilhante. O pulso ainda pulsa.

Duxtei Vinhas Ítavo e artista plástica, contadora de histórias e escritora, membro da União Brasileira de Escritores – UBE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário